Expressões mais usadas na NBA
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O aposta10 reuniu os termos mais utilizados pelos comentaristas do esporte para facilitar a compreensão da nomenclatura típica do basquete da NBA.
Air ball: Arremesso que não toca o aro nem a tabela, que geralmente acontece no "estouro do relógio" (quando o tempo de 24 segundos de posse de bola para um ataque está acabando).
Alley-oop pass (Ponte Aérea): Um passe para um jogador que está correndo na direção da cesta. Este jogador então salta, segura a bola no ar e enterra ou deixa a bola na cesta antes dele descer ao chão outra vez.
Assist (Assistência): O último passe antes de uma cesta, geralmente envolvendo qualidade no passe e no posicionamento livre do arremessador.
Big Man: Jogador de grande porte físico que atua como ala-pivô ou pivô, chamadas de posições número 4 ou 5 na NBA.
Block: Bloqueio de um arremesso, também chamado de TOCO no Brasil. Importante lance de defesa, que deve ocorrer antes que a bola comece a trajetória descendente.
Box out (posicionamento para rebote): Quando um jogador põe o seu corpo entre o rival e a tabela para obter uma melhor posição para fazer os rebotes.
Brick (Tijolada): Arremesso muito forte que bate na tabela ou no aro e rebate longe.
Charging (Falta de ataque): Uma falta aonde um jogador ofensivo bate contra um jogador de defesa que não está se movendo.
Corta Luz: Bloqueio feito com o corpo de um atacante em um defensor, para que um companheiro possa despistar-se de seu marcador.
Coast-to-Coast (Costa-à -Costa): Correr de um lado do campo ao outro batendo a bola em velocidade geralmente em um contrataque.
Cross-over: Drible desconcertante de um lado para outro que deixa o marcador trançando as pernas.
Dead-ball foul (falta com jogo parado): Uma falta cometida enquanto o relógio não está correndo e a bola não está em jogo.
Dois Dribles: Uma infração onde um jogador bate a bola, para de bater, e retorna a driblar novamente.
Double team: Uma tática defensiva agressiva onde dois jogadores marcam a um único rival.
Double Result: Em apostas significa apostar e acertar quem vence o primeiro tempo e quem vence o segundo tempo de forma exata. Por exemplo: aposta em resultado 1t e 2t em Chicago/Portland. Isso significa que Chicago precisa ganhar o primeiro tempo (1ro e 2ndo quartos) e Portalnd ganhar o segundo tempo (3ro e 4to quartos).
Downtown: Uma cesta feita de muito longe, geralmente além da linha de três pontos.
Draft: O processo de cada ano que as equipes da NBA selecionam jogadores das universidades e outros lugares.
Dribble (Drible): Bater a bola no chão.
Dunk (Enterrada): Uma jogada aonde o jogador faz a cesta com uma mão ou as duas mãos, passando a bola pelo aro com muita força e vigor físico.
Euro-step: bandeja um pouco diferente onde o jogador começa a bandeja com o “pé errado” (não natural de apoio) e inverte a direção no segundo passo.
Fadeaway: Difícil arremesso em que o jogador salta afastando-se da cesta para aumentar o espaço entre ele e o marcador.
Fast break (Contra-Ataque rápido): Uma jogada onde uma equipe ganha a posse da bola e muda a direção do jogo no sentido contrário rapidamente, tentando obter um bom arremesso antes de que a defesa da outra equipe consiga se posicionar corretamente.
Field goal (Cesta de quadra): Uma cesta que pode valer dois ou três pontos, dependendo se foi feito desde dentro ou fora da linha de três pontos.
Flagrant foul (Falta intencional): Uma falta feita por querer ou com força excessiva cometida contra um rival.
Floater: É um tipo de arremesso em que a bola faz um balão alto para evitar bloqueios adversários. A jogada é geralmente utilizada por armadores e ala-armadores, que são geralmente mais baixos.
Foul trouble (Problemas com faltas): Quando um jogador está próximo do limite de faltas pessoais e que pode ser expulso do jogo, ou uma equipe que está próximo do limite de faltas permitido por quarto aonde mais tarde, cada falta é transformada em lance livre.
Free agent (Agente livre): Um jogador que não tem contrato com nenhuma equipe da NBA devido ao fato de que seu contrato expirou ou foi cancelado por sua equipe.
Free throw (Lance livre): Um arremesso sem marcação que vale um ponto. Um jogador que recebe uma falta enquanto está no ato do arremesso recebe dois lançamentos livres (ou 3 se for da linha dos 3 pontos).
Fundo-bola: cobrança de reposição pela defesa após uma cesta ser convertida pelo ataque.
Game Lines: Em apostas são as linhas de ML (Moneyline), ou seja, o preço das odds para cada time vencer o jogo.
Game Totals: Em apostas são as linhas e odds para os mercados de Over e Under. Por exemplo: Total de over 212 odd 1.93/ Total under 212 odd 2.03. Totais é a soma de pontos dos 2 times.
Game winner: Arremesso convertido nos segundos finais de uma partida que determina a vitória da equipe do jogador que o executa.
Garbage Time: Acontece quando uma partida mostra grande diferença de pontos no placar entra em seus minutos finais e os técnicos de ambos os times tiram de quadra seus principais jogadores. Com isso, além de o jogo se tornar extremamente desinteressante, seu nível técnico costuma cair muito, justificando o nome garbage.
Give-and-go: Uma jogada em onde um jogador passa a bola para um companheiro, depois vai em direção da tabela e recebe um passe de volta para fazer um arremesso ou enterrar.
Goaltending (Bloqueio ilegal): Uma jogada irregular onde um jogador interfere a bola enquanto a mesma está caindo em forma descendente dentro da cesta, ou quando lhe bloqueia contra a tabela ou toca enquanto a bola está num cilindro imaginário acima do aro; pode ser cometido por um atacante ou por um defensor.
Hoop: A cesta ou o aro.
Hot Hand: Jogador que em um dia bom acerta muitas cestas e os ompanheiros passam a bola para ele mais vezes.
Isolation: É uma estratégia ofensiva na qual um jogador se posiciona de um lado da quadra e todos os seus companheiros se afastam para que ele tenha espaço para jogar mano-a-mano contra o seu marcador.
Jump Ball (Sobe Dois): Quando um jogador de cada equipe agarra a bola ao mesmo tempo. O árbitro joga a bola ao ar entre esses dois jogadores, que tentam jogar a bola em direção de seus companheiros.
Jump shot: Arremesso executado enquanto o jogador pula o mais alto possível para evitar o bloqueio defensivo. Também tem a vantagem de nivelar a bola mais próximo à altura do aro.
Lane (Garrafão): A zona pintada da quadra (próximo a cesta) entre a linha de fundo e a linha de lance livre. Os jogadores de ataque não podem permanecer mais de 3 segundos parados nessa área.
Mid-range: Arremesso de média distância, fora do garrafão, mas ainda dentro do perímetro de 2 pontos.
Offseason: Período de recesso da NBA, entre o final de uma temporada (meados de junho) e o início da próxima (final de outubro).
Outlet pass (Passe de saída): Um passe feito por um jogador depois de haver tomado um rebote a um companheiro geralmente na metade do campo para começar um contra-ataque rápido.
Over the limit (Passando do limite): Acima do limite de faltas. Cada equipe pode cometer quatro faltas por quarto os quais não serão penalizados com lances livres (a menos que são cometidos contra jogadores durante o ato do arremesso); depois de quatro faltas, uma equipe passa do limite e as seguintes faltas serão lances livres.
Overtime (Prorrogação): Um período extra de cinco minutos que é jogado quando o jogo termina empatado depois dos quatro quartos.
Se o jogo continua empatado depois da prorrogação, outro período será jogado até que a partida tenha um vencedor.
Perímetro: Região de fora da linha de 3 pontos.
Playoffs: Fase eliminatória do campeonato da NBA disputada após a temporada regular. Oito equipes de cada conferência se classificam para os Playoffs.
Pick-and-Roll: Uma jogada onde um jogador ofensivo faz um “corta-luz”, depois gira em direção a tabela e recebe um passe para fazer a cesta.
Point Spread: Termo para apostas, é diferença de pontos que um time dá de handicap para outro time inferior tecnicamente.
Press (Pressão ou Pressionar): Marcar em cima do adversário, muitas vezes desde a saída do fundo-bola, para tentar reverter um placar negativo. Tem o defeito de deixar muitos espaços atrás na defesa.
Pump fake (finta): Uma ameaça onde um jogador finge que vai arremessar, mas em realidade não o faz, esperando que seu marcador pule e perca a posição na quadra. Só então o atacante faz o arremesso em melhor condição.
Rejection: (Bloqueio, Toco): Um arremesso que é bloqueado.
Rim Protector: É o jogador, normalmente um pivô, especialista em bloquear arremessos executados próximos à cesta. Em uma tradução direta, "protetor do aro".
Road Trip: Sequência de partidas que um time realiza atuando fora de casa.
Salary Cap: É a quantidade máxima de salário que uma equipe pode pagar durante uma temporada da NBA.
Shot clock : O relógio de 24 segundos usado para marcar o tempo das posses e ataque. Uma equipe deve tentar um lançamento que toca o aro antes do fim dos 24 segundos ou senão perde a posse da bola.
Sixth Man (Sexto Homem): Jogador que não é titular, mas que normalmente participa do jogo tanto quanto um titular.
Sky-hook (Gancho): Um lançamento onde a bola é arremessada quando a mão do jogador está em cima de um arco imaginário, geralmente feito de lado para a cesta com a finalidade de encobrir o marcador.
Starter: Jogador titular de uma equipe.
Steal (Bola roubada): Roubar a bola da equipe contrária, tanto enquanto driblam a bola ou interceptando um passe.
Step Back: Jogada em que o atleta dá um passo para trás antes de efetuar o arremesso no intuito de aumentar o espaço entre ele e seu marcador, dificultando a defesa.
Switch: Quando dois companheiros mudam suas tarefas defensivas durante uma jogada, trocando a marcação de um atacante pelo outro, geralmente após um corta-luz.
Technical foul (Falta técnica): Um castigo por uma infração de conduta, como uma linguagem abusiva ou uma briga. Cada falta técnica resulta num lançamento livre para a equipe rival. Duas faltas técnicas em um jogo resultam numa expulsão automática para o jogador que cometeu a infração.
Três segundos: Um jogador ofensivo não pode estar mais de três segundos seguidos na zona pintada (garrafão).
Tip-in (Tapinha): Empurrar a bola para que entre na cesta, geralmente após o arremesso de um companheiro de time.
Transição: A mudança do ataque para a defesa, ou vice-versa, quando a bola muda de equipe.
Traveling (Andar com a bola): Uma infração onde um jogador dá passos demais sem driblar a bola.
Triple-Double (Dobro Triplo): Quando um jogador acumula números duplos (10 ou mais) em três das seguintes categorias durante o mesmo jogo: pontos, rebotes, assistências, bolas roubadas e bloqueios. Também ocorrem double-double e raramente quadruple-double, pois 10 bloqueios em um jogo é muito difícil de acontecer, assim como 10 roubadas de bola.
Turnover (Bola desperdiçada): A perda da bola antes de arremessá-la, devido a um passe ruim ou má condução da bola, ou devido a uma falta ofensiva. Pode ocorrer por vários motivos: um passe errado interceptado, o descumprimento de alguma regra (ex: pisar na linha com a bola em mãos), voltar para a quadra de defesa com a bola depois de já ter ultrapassado a metade da quadra etc. Errar um arremesso não é considerado turnover.
Winning Margin: É a diferença de pontos obtida na vitória de um dos times.
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