Guia do Campeonato Paulista Série A3 (parte 1)







 

Vai começar a festa do interior Paulista e pela primeira vez a Série A3 será disputado por apenas 16 clubes igualando as outras divisões do Paulista em número de times. As melhores casas de apostas abrem cotações para os jogos desta divisão e o aposta10 trará dicas e informações sobre os jogos. 

A competição vai de 19 de janeiro a 5 de maio e os clubes já se movimentam em busca do acesso e de maior visibilidade no futebol nacional.

Na primeira fase os Clubes formarão o grupo 01 (um) com 16 (dezesseis) participantes e jogarão entre si em turno único, classificando-se para a fase quartas de final os 08 (oito) Clubes com o maior número de pontos ganhos nesta fase. Concluída a primeira fase, os 02 (dois) Clubes que obtiverem o menor número de pontos ganhos serão rebaixados à Segunda Divisão de 2020. A fase de quartas de final da Competição será disputada pelos 08 (oito) Clubes classificados na primeira fase, divididos em 04 (quatro) grupos de 02 (dois), que jogarão dentro dos respectivos grupos, em turno e returno, classificando-se para a fase semifinal o que somar o maior número de pontos ganhos. Terão direito de acesso à Primeira Divisão - Série A2 de 2020 os 02 (dois) Clubes classificados para a fase final da competição

Para mais informações veja o regulamento e a tabela.

 

 

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA VELO CLUBE RIOCLARENSE RIO CLARO

 

Cidade Rio Claro                         Site  http://www.veloclube.com.br/

Estádio Benitão.                                  Capacidade 8.700 pessoas

Fundado em 28 de agosto de 1910 o glorioso Velo Clube conhecido como rubro verde conta com um elenco de 25 jogadores mais alguns da sub 20 que podem ser aproveitados depois da copinha. Nelson Colombini Filho, o ex-goleiro Karmino Colombini, natural de Sorocaba/SP, atualmente com 57 anos passou por equipes como Santo André, Bragantino, Comercial de Ribeirão Preto e Goiânia nas décadas de 1970 e 1980 será o comandante técnico da equipe e experiência não vai faltar para o time da cidade de Rio Claro.Segundo o técnico o planejamento  e a escolha dos jogadores foi feita com muito cuidado e o grande objetivo será o acesso.O Velo montou um time pensando no ano todo já que a idéia também e jogar o segundo semestre na Copa Paulista.

Estádio e torcida

O estádio do Velo foi liberado para a copinha e o Paulista A3 e tem capacidade para quase 10 mil torcedores. Como levar o torcedor ao estádio?Essa foi uma pergunta que deixava os diretores velistas com a pulga atrás da orelha. O plano então foi o seguinte, o Velo vai jogar a Copinha e ai já vai trazendo o publico ao estádio e fazendo uma conexão depois com o Paulista A3. Outra idéia que eles comentam bastante e fazer bons resultados nos cinco primeiros jogos, pois a torcida do Velo tem a fama de ir ao estádio somente quando o time faz boa campanha.

O Velo também fez o projeto Sócio Torcedor que durante a competição terão área exclusiva no estádio e algumas promoções e brindes durante o intervalo. A idéia é trazer o torcedor e empurrar o time para o acesso.

Ano Passado

No Paulista A3 do ano passado o Velo fez uma campanha mediana onde se classificou na 1 fase em sétimo lugar, mas depois foi desclassificado no mata-mata quando enfrentou o Capivariano. O Velo ganhou em casa por 2 a 1 mostrando que o time pode ser perigoso quando joga em seus domínios, mas depois perdeu pro Capivariano por 3 a 1 em Capivari. Em 10 partidas no seu estádio o Velo conseguiu 4 vitorias 4 empates e duas derrotas.

Amistosos

Contando com alguns jogadores remanescentes e mais experientes como Chuk, Luis Henrique(na quarta temporada) Niander e Felipe a mescla com jogadores novos o Velo fez dois amistosos contra a equipe do Sertãozinho e acabou empatando fora de casa por 0 a 0 e perdendo em casa por 1 a 0 num jogo que o Velo perdeu muitos gols e o resultado poderia ser diferente.

Vejo o Velo Clube bastante organizado esse ano com alguns parceiros e um projeto e planejamento anual coisa que não acontecia em outros anos, então acredito que consigam se classificar para a segunda fase e depois brigarem sim por um acesso.

 

Onde acompanhar a equipe

 Radio Excelsior Jovem Pan AM 1410 sempre tem uma boa narração e bons comentaristas

 

Atlético Monte Azul

Cidade. Monte Azul                 site www.atleticomonteazul.com.br

Estádio. Otacília Patrícia Arroyo capacidade-  Capacidade 13 mil torcedores

Esquecer o ano de 2018 e o principal a se fazer no Monte Azul. O Azulão  terminou na 12 colocação do Paulista A3 e não se classificou para as fases de mata mata.Para o ano de 2019 o elenco esta quase pronto e conta com 22 atletas que serão dirigidos pelo experiente técnico Regis Angeli de 54 anos o mesmo que foi auxiliar técnico na maior campanha da historia do Monte Azul em 2009 no acesso a A1.Analisando a campanha de 2018 percebo que o Monte Azul jogando em seus domínios sempre foi um time muito duro de ser batido pois são 6 vitorias 3 empates e apenas uma derrota inclusive batendo a Portuguesa Santista por 1x0 e também o Atibaia por 3x0 (times que conseguiram o acesso) isso mostra que aposta no Monte Azul em casa pode ser uma boa alternativa.

Amistosos

O Monte Azul fará seu primeiro amistoso nesse sábado e têm mais alguns durante o começo de Janeiro. e estaremos acompanhando e atualizando as noticias. O comandante Regis apesar de experiente no meio do futebol onde trabalhou como auxiliar em vários clubes e fez vários estágios como no Vitoria com Mancini nunca foi técnico de um clube profissional então será um desafio a mais para o time de Monte Azul.Regis indicou alguns jogadores de Salvador e aposta na organização tática da sua equipe. Segundo Regis o seu estilo de jogo e bastante conservador e deve usar o 4-3-3 para buscar colocar sua equipe entre as 8 melhores da 1 fase.

Acredito que o Atlético Monte Azul terá dificuldade novamente para se classificar, mas precisamos esperar os primeiros jogos para fazer uma analise mais correta.

Informações e onde acompanhar os jogos

O Jornal 60 minutos sempre faz uma cobertura legal sobre o clube e a radio Princesa AM 91,7 FM devem transmitir as partidas de 2019

 

Barretos Esporte Clube

Estadio-Antonio Gomes Martins (Fortaleza) capacidade 13 mil pessoas

Cidade.Barretos

www.barretosesporteclube.com.br

O Toro do vale como e conhecido o time da cidade da festa do peão mais famosa do Brasil vem pra mais uma participação no Paulista A3. O Barretos foi o quarto colocado no ultimo Paulistão sendo eliminada na semifinal pela Portuguesa Santista após empatar as duas partidas, mas ter pior campanha durante o torneio. O ponto positivo a meu ver foi a manutenção do treinador Paulinho Mac Laren aprovada pela maioria dos torcedores alem de manter alguns jogadores que fizeram boa campanha em 2018. Os trabalhos começaram no dia 3 de dezembro onde o comandante avaliou os jogadores e fez o primeiro amistoso empatando com o Sertãozinho sem gols de Paulinho Mac Laren seja positiva.

Ano Passado

A campanha em casa ano passada foi fantástica. O forte calor e a presença da torcida deixam o Toro muito forte quando joga no estádio Fortaleza. Foram 9 jogos onde conseguiu 7 vitoria e apenas uma derrota com media de 2 gols sempre que jogou em casa. O Barretos enfrenta na primeira rodada fora de casa o Monte azul e vejo ai boas chances de sair pontuando fora de casa

Ponto forte

Pela organização que o clube mostra, manutenções da comissão técnica alem da forca quando joga em casa acredito que o Barretos esteja entre os oito classificados e brigue por algo a mais no torneio.

Para acompanhar o Barretos durante os jogos http://www.radiojornaldebarretos.com.br/ ou http://www.odiariodebarretos.com.br/

 

Batatais Futebol Clube

    site - http://www.batataisfc.com.br/

Cidade-Batatais-SP

Estádio-Osvaldo Scatena    Capacidade 15 mil pessoas     Fundação  do clube 1919

O Fantasma da Mogiana como e conhecido vive um ano bastante difícil tanto nos gramados como fora dele. O Batatais foi o ultimo colocado do Paulista A2 e conseqüentemente rebaixado para serie A3 do Paulistão. Não bastasse isso na Copa Paulista fez 10 jogos com apenas 1 vitoria 2 empates e lastimáveis 7 derrotas mostrando que as coisas andam ruim demais para o clube da cidade dos mais belos jardins. Pra piorar ainda mais a situação o clube passa por uma crise financeira com o afastamento do seu presidente Jose Luis Lobranco e também do presidente do conselho deliberativo Rolando Lazaro.As noticias sobre o elenco do Batatais ainda são bem poucas mas o certo e que alguns jogadores deixaram o clube e as dividas acumuladas durante anos anteriores podem atrapalhar mais uma vez os planos do fantasma da mogiana de se reerguer e voltar a serie A2 ano que vem.

Elenco

O Batatais se reapresentou dia 18 sob o comando de Carlos Junior treinador bastante conhecido na região e contando com 19 jogadores no elenco principal. O elenco ainda parece ser curto e esta em fase de avaliação mas alguns reforços devem chegar e o treinador promete muita entrega e luta durante o ano de 2019.

Análise final

Com um elenco reduzido, problemas financeiros além de uma preparação um pouco atrasada vejo um ano bastante difícil novamente para o Batatais. O jogo de estréia será contra o Rio Preto fora de casa e pontuar logo no começo e de vital importância para as pretensões do Fantasma.Acho pouco provável o time de Batatais pensar em acesso esse ano.

Onde acompanhar os jogos do Batatais  http://www.abcfm.com.br/ ou ainda http://www.difusoraam.com.br/

 

Capivariano Futebol Clube

Estádio -Arena Capivari     19 mil pessoas

Cidade-Capivari SP      Fundação 1918

O clube da cidade de Capivari também conhecido como Leão da Sorocabana acaba de completar cem anos de existência e é  sempre um orgulho para os moradores da pacata cidade de Capivari.Organização e trabalho serio chamam a atenção para o clube que trouxe de volta Roberval Davino o mesmo comandante que esteve a frente do Capivariano durante a A3 de 2018 levando o Leão ao 3 lugar na classificação e por pequenos detalhes ficou fora do acesso. Roberto Davino já passou por inúmeros clubes no interior de São Paulo mas seu maior destaque foi o Bi Campeonato da serie C do Brasileiro quando comandou o Remo e também o Vila Nova.Segundo Roberval a escolha novamente em voltar ao Capivariano diz respeito a organização do clube e a tranqüilidade que ele tem para trabalhar. Já assisti vários jogos na arena Capivari e posso afirmar que se não o melhor e um dos melhores estádios do interior paulista. A torcida do Capivariano costuma ser bastante exigente e quando o time esta embalada eles prestigiam e empurram o Leão da Sorocabana.

Ponto Positivo. Ano passado o Capivariano me chamou atenção pelo fato de ser um visitante muito forte. Eles fizeram 9 jogos fora de casa e conseguiram 6 vitorias e isso mostra que Roberval Gosta das suas equipes explorando bem os contra-ataques e os espaços deixados pelos adversários. A campanha em 2018 foi excelente e não subiu por pequenos detalhes. O jogo da semifinal contra o Atibaia em casa foi determinante para o Capivariano não conseguir o acesso, pois perdeu por 3 a 1 e acabou sendo eliminado na outra partida na casa do Atibaia.

Análise Final

Espero um ano muito bom do Capivariano e acredito que eles estarão entre os 8 primeiros colocados pois a manutenção da equipe e trazer de volta o técnico Roberval, além da estrutura do clube faz com que o Leão seja forte candidato a estar entre os melhores classificados do torneio.

Onde acompanhar os jogos- A ícone TV costuma cobrir os jogos do capivariano ao vivo http://iconetv.com/ alem das rádios http://www.caciqueam.com.br/ e http://www.raizesfm.com.br/

 

Clube atlético Taboão da Serra

Estádio Jose Ferez        7.600 pessoas

Cidade- Taboão da Serra SP        Fundação 1985

O Cats como e conhecido na cidade vem para mais um Paulistão A3 em busca de algo melhor que ano passado onde terminou em 10 lugar. Claro que a noticia que mais se fala na cidade foi a contratação do veterano Túlio Maravilha que prometeu fazer vários gols pelo clube. O Taboão nos últimos anos tem apostado em jogadores consagrados e com mais idade como Edilson (capetinha),Somália ex São Caetano,Diego Souza ex Palmeiras,Lucio ex Palmeiras  e agora o Cão Pastor aposta em Túlio.Sinceramente eu não acredito que esse tipo de contratação traga alguma vantagem ao clube no campo mas eu entendo que a idéia seja mais uma forma de promover o clube e sua área de marketing.

O comandante do Cats será o ex meio campista Baiano ex palmeiras ex Santos e que atualmente era auxiliar técnico no Distrito Federal. Baiano diz que gosta muito de jogar com a posse de bola e um dos principais objetivos para buscar a vitoria será explorar as bolas paradas. O elenco ainda esta reduzido e o Cats acaba de empatar um amistoso com o São Bernardo.

Ponto Forte

 Ano passado no Paulista A3 fui ao campo do Taboão varias vezes e sempre fui muito bem recebido. Acompanhei de perto o time e a campanha dentro de casa foi fantástica. Foram 10 jogos com 8 vitorias 1 empate e apenas 1 derrota. Qual a lógica disso? O Taboão joga em um campo sintético e geralmente o calor que faz na cidade e insuportável, a sensação do gramado chega a mais de 40 graus dificultando muito a vida dos adversários. Já quando precisa sair pra jogar fora o Taboão costuma ser presa fácil para os adversários.

Ponto fraco

O segundo semestre do Taboão foi bem ruim. Disputou a Copa Paulista e em 12 jogos fez apenas 2 pontos. Segundo a diretoria o Taboão usou a Copa para treinar a equipe sub 20 para Taca São Paulo

O que esperar do time?

Com todo respeito ao Taboão, mas eu não gosto desse tipo de contratação como a de Túlio Maravilha. A escolha de Baiano como treinador achei bastante arriscada, pois será seu primeiro trabalho como comandante principal numa equipe profissional. Vou torcer para estar errado, mas acredito que o Taboão vai brigar para se manter na A3.

Onde acompanhar os jogos do Cats http://www.radioesportesnet.com.br/

 

Comercial Futebol Clube

Estádio- Francisco de Palmas Travassos

Capacidade  18 mil lugares            site-http://torcidadobafo.blogspot.com/

Cidade- Ribeirão Preto

O Leão voltou! O ano de 2018 foi fantástico para o Comercial. Vice Campeão da segunda divisão e acesso para o Paulistao A3 a torcida do Bafo esta em estado de êxtase. Em uma partida emocionante onde estava ganhando ate os 40 minutos do segundo tempo o Comercial cedeu o empate e tomou a virada e mesmo assim conseguiu chegar a tão sonhada serie A3. Os planos agora são grandes segundo a diretoria. Eles querem subir novamente e para isso já estão se organizando. Após a saída do querido ex comandante Pinho o clube já se mexeu e trouxe Ricardo Costa de apenas 37 anos. Ricardo chega ao Leão do Norte com moral elevada pois a imprensa Paulista aprova demais o seu nome no comando do clube. Ricardo Costa tem em seu currículo o acesso em 2015 com o São Bernardo e o titulo de Campeão Paulista da segundona 2016 com a Portuguesa Santista. O clube já está contratando vários reforços como o lateral Leo Pereira de 22 anos que já foi campeão Paulista com a base sub 20 do Palmeiras e renovou com alguns poucos jogadores que estavam em 2018, sendo um dos mais importantes o zagueiro Gut. Além de contratações no campo, fora dele o Comercial também está se mexendo e já começou uma reforma no seu estádio chamado de Jóia pela torcida que comparece em grande numero nos jogos do Bafo.

Amistosos e estréia

O Comercial fez apenas um amistoso onde derrotou a Linense por 2 x 0. Mas, terá 4 amistosos pela frente Sertãozinho, Inter de Limeira,São Caetano e o todo poderoso Palmeiras. A estréia acontecera dia 19 de janeiro contra o Noroeste no Palma Travassos  

O que esperar do time?

Ainda é difícil saber o que um clube que vem da segunda divisão pode render na A3, mas a verdade e que o Comercial está cuidando da parte extra-campo e feito contratações para voltar um dia à elite do futebol estadual. Tem uma torcida grande e apaixonada e a cidade de Ribeirão sempre foi lugar de jogos históricos. Lembro que em 2013 o São Bento de Sorocaba estava na A3 e hoje sabemos que o clube conseguiu dar a volta por cima e faz parte da elite do futebol nacional. São exemplos como este que acho que o Comercial que também já foi grande deve se inspirar. 

Onde acompanhar os jogos do Comercial     http://www.radiocmn.com.br/   http://www.radio79.com.br/

 

Desportivo Brasil Participações LTDA

Estádio -Ernesto Rocco     Capacidade 5 mil pessoas

Cidade-Porto Feliz          Site-www.desportivobrasil.com.br

Estrutura!! Isso mesmo! Essa é a primeira palavra quando alguém fala o nome do Desportivo Brasil. O Dragão chinês vem para mais uma serie A3 com o objetivo de subir. O apelido Dragão chinês é por conta dos donos da equipe que são os chineses do Shandong Luneng. Ano passado acompanhei varias partidas em Porto Feliz e após um começo ruim o Desportivo começou a se encontrar e em casa com um jogo bastante solido conseguiu vitorias importantes que levaram o time até as quartas de finais da competição onde foi eliminado pelo Barretos pelos gols fora de casa.

 Para 2019 o clube inovou e trouxe um técnico Português que foi técnico sub 23 do Shandong Luneng e também das categorias de base do Porto. Simão tem apenas 38 anos de idade e cursou pós graduação em psicologia de esportes. O comandante começou os trabalhos no dia 3 de dezembro e já vinha acompanhando alguma coisa do clube na Copa Paulista onde o Desportivo usou para aprovar alguns atletas que irão ficar em 2019.Apesar do ultimo lugar no grupo o Desportivo fez bons jogos contra a Ferroviária no empate em 1 a 1 em casa e a vitoria contra o Xv de Piracicaba por 1x0.

Ponto Forte

 Os jogadores do Desportivo Brasil são monitorados desde o sub 15 ate o profissional e os técnicos sempre estão trabalhando em conjunto para o melhor rendimento das equipes. A estrutura do Desportivo é de clube de ponta do futebol mundial que conta com 5 campos de treinamentos específicos, alojamento para 190 atletas piscina hidromassagem, médicos, pedagogos, fisioterapeutas e nutricionista. Alem de tudo isso o clube não tem problemas financeiros e paga os atletas conforme combinado. Acredito que o Desportivo venha brigar pela classificação e busque uma vaga para a serie A2.

 

Leia a Parte 2 do artigo.


Casas de apostas

Bet365

Bônus

R$200

Ganhar
Sportsbet.io

Bônus

R$150

Ganhar
Sportingbet

Bônus

R$120

Ganhar
Betfair

Bônus

$30

Ganhar
188BET

Bônus

R$200

Ganhar
Bodog

Bônus

R$200

Ganhar
NetBet

Bônus

R$200

Ganhar
Rivalo

Bônus

R$777

Ganhar
22BET

Bônus

100%

Ganhar


Outros Artigos