Guia do Gauchão 2019

 




15/01/2019

Guia do Gauchão 2019

 

Se aproximam os estaduais e não poderíamos deixar de fora Campeonato Gaúcho, competição que completa 100 ano em 2019. Nele, temos uma prévia do que está por vir nos maiores clubes do sul e como as equipes se preparam para a temporada. Temos Grêmio e Internacional como destaques, mas sem deixar de olhar para clubes menores que disputam divisões inferiores nas competições nacionais.

A competição possui 12 equipes, onde primeiramente são realizadas 11 rodadas e depois, com os 8 clubes que tiverem a melhor pontuação, disputa-se as quartas de final no formato de mata-mata com jogos de ida e volta. A equipe que tiver a melhor campanha e que não tenha disputado a final, não contando com Inter e Grêmio, é conhecida como a campeã do interior. Além disso, os três melhores colocados ganham vaga para a Copa do Brasil de 2020 e caso alguma equipe já tenha ganho uma vaga por outro método, o clube seguinte fica com a vaga.

Com o guia do Gaúchão 2019, você poderá ter uma noção de quais equipes que deve estar atento, quais as possíveis apostas que se tornam interessante e com quais clubes deve ter mais cuidado na hora de betar. Para cada equipe darei uma nota de 1 a 10, levando em conta as possibilades do clube na competição. Fique à vontade para fazer a sua análise e deixar o seu comentário no final do guia.

Clube Esportivo Aimoré

Depois de conseguir o acesso para a primeira divisão, o Aimoré contratou um bom goleiro da Série B, Marcelo Pitol, que chega do Brasil de Pelotas para defender o clube de São Leopoldo. Pitol é um ídolo da torcida e chega como grande reforço. Além dele, o atacante Ferreira, de 21 anos, jogador do Grêmio, chega de empréstimo para reforçar a equipe.

O Índio fez um amistoso de preparação para o Campeonato Gaúcho 2019 no dia 07 de janeiro, contra o Caxias do Sul, mas não conseguiu um bom resultado, perdendo por 2 a 1 em casa. Sua estreia no Gauchão 2019 será contra o São José, no dia 20 de janeiro. Foram dois anos disputando a divisão de acesso e agora o objetivo é se manter na elite gaúcha.

Nota: 4,00

 

Esporte Clube Avenida

O Avenida fez história em 2018, quando chegou à semifinal do Gaúchão, mas encontrou o Grêmio e perdeu por 4 a 1 no resultado agregado. Ainda assim, o clube de Santa Cruz do Sul segue firme em busca de seu primeiro título. O time teve uma ascensão muito grande quando subiu em 2017 para a segunda divisão e chegou à semifinal da primeira divisão em 2018, ficando na 4ª colocação final, campeão invicto da Copa Wianey Carlet, com vaga no Campeonato Brasileiro Série D, vaga na Copa do Brasil e na Recopa Gaúcha de 2019.

O time fez 3 amistosos. Perdeu para o São Luiz, de Ijuí, por 3 a 0, em amistoso contra o Grêmio no CT Hélio Dourado, venceu por 2 a 0 e contra o São José empatou em 1 a 1 no estádio dos Eucaliptos. É uma equipe que se prepara para um grande 2019 e pode surpreender positivamente no Gauchão. Nas contratações, o Periquito se reforçou com Romano Rodrigues, lateral-esquerdo, o meia Marcos Paraná, com passagens por Ceará, Paysandu e Brasil de Pelotas e também o lateral-esquerdo Márcio Duarte, que já passou por Juventude e Sampaio Corrêa.

Nota: 6,00

Esporte Clube Juventude

Um velho conhecido do Campeonato Gaúcho. O Juventude possui muita história, mas não teve um bom 2018. No campeonato nacional, foi rebaixado à terceira divisão e disputará a Série C em 2019. No Gauchão 2018, ficou a 4 pontos do rebaixamento para a Divisão de Acesso.

Em função da queda para a Série C, o Juventude faz toda uma reformulação no elenco e se despede de boa parte do plantel, trazendo outros nomes para compor o elenco. No total foram 15 novas contratações para 2019 até o momento. No último dia 12 de janeiro, a equipe perdeu por 2 a 0 fora de casa contra o Veranópolis, um indício de que essa poderá não ser uma temporada muito boa.

Não imagino que o Juventude chegue muito longe no Gauchão, visto que será praticamente um teste para a Série C desse ano. Se manter na primeira divisão gaúcha já será um bom resultado.

Nota: 5,00

Esporte Clube Novo Hamburgo

O Nóia, campeão de 2017, não conseguiu ir muito longe no Gauchão de 2018, quase caindo para a Divisão de Acesso do estadual. Ficou há apenas um ponto do Cruzeiro-RS, que foi rebaixado junto com o São Paulo-RS.

Para 2019, o time apostou em nomes principalmente da base, que irão ajudar a compor o elenco do Gauchão.  Nos amistosos que fez, as atuações foram interessantes e no último jogo de preparação, venceu o Cruzeiro-RS no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, mas ainda assim, precisamos ter cuidado com o Nóia, que é um forte candidato para se manter no meio da tabela. Para começar já com um grande desafio, o primeiro clube que o Novo Hamburgo enfrentará, será o Grêmio, em casa.

Nota: 5,00

 

Esporte Clube Pelotas

Campeão da Divisão de Acesso em 2018, o Pelotas é um clube que retorna para a primeira divisão gaúcha depois de 4 anos. Sua campanha na segunda divisão em 2018 foi muito boa, tendo resultados expressivos sobre os seus adversários e a melhor campanha na primeira fase. No mata-mata também fez boa campanha e assim como o Aimoré, que subiu para a primeira divisão, o objetivo é se manter na elite. Dificilmente o Pelotas conseguirá grandes feitos nessa edição do Gauchão.

Nota: 4,00

Esporte Clube São José

O São José chegou às semifinais do Gauchão de 2018, sendo eliminado apenas nos pênaltis contra o Brasil de Pelotas. Com seu bom resultado de 2018, garantiu vaga na Copa do Brasil de 2019, mas enfrenta um time forte, a Chapecoense, no dia 13 de fevereiro, data de sua estreia. Além da Copa do Brasil, o São José também disputa a Série C do Campeonato Brasileiro de 2019.

O Zeca mostra que vem fazendo um trabalho forte na base, com uma campanha histórica na Copinha 2019 e que deve trazer frutos para o time principal. Na preparação para o campeonato estadual, enfrentou Grêmio e empatou, no centro de treinamento gremista e também perdeu para o Caxias por 1 a 0 em outro amistoso pré-temporada. Ainda que os amistosos não tenham sido tão bons em quesito de resultados, as atuações do elenco não foram tão ruins e o Zeca tem chances de se classificar para o mata-mata do Gauchão 2019.

Nota: 5,00

 

Esporte Clube São Luiz

O time de Ijuí, chegou da segunda divisão e logo já se classificou para o mata-mata, no ano de 2018 no Campeonato Gaúcho. O São Luiz ficou entre os 8 primeiros colocados e enfrentou o Brasil de Pelotas nas quartas de final, onde foi eliminado pelo placar agregado de 3 a 2.

Para 2019, o clube se prepara com amistosos de boas atuações, resta saber se irá manter o mesmo desempenho na temporada.  A atração dentre as contratações para o Gauchão, está o atacante Marcão, que atuou pelo Guarani na Série B em 2018 e já passou por CRB, Botafogo-SP, Paysandu e Atlético-GO. O São Luiz é um clube que trabalha forte para se manter na primeira divisão e inicia a temporada enfrentando o Internacional em casa.

Nota: 5,00

Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas

O Brasil de Pelotas viveu altos e baixos em 2018, mas terminou a Série B muito bem, tendo conseguido ótimos resultados nos últimos jogos da temporada. Para 2019, novamente buscará o acesso à Série A no campeonato nacional e mais uma vez chega como candidato ao título do estadual, depois de ter ficado com o vice em 2018. Com apenas um campeonato gaúcho ganho em 1919, o torcedor clama por um desempenho melhor da equipe nessa competição.

Para 2019, o Brasil de Pelotas se reforça com bons nomes, como o zagueiro Douglas Assis, do São Bento, o lateral-esquerdo Bruno Santos, do Atlético-GO, o lateral-direito do Boa Esporte e o atacante Branquinho, do São Bento. O Brasil de Pelotas sem dúvidas chega como um forte candidato ao título do Gauchão de 2019, não como favorito, mas como candidato.

Nota: 7,00

Grêmio

Como é de se esperar, nas primeiras rodadas do Gauchão 2019, o Grêmio irá optar por uma equipe alternativa, então tenha muito cuidado apostador, principalmente com handicaps muito esticados. Renato Portaluppi não irá colocar suas melhores peças para competir um estadual assim de cara. Nomes como Leonardo, Paulo Miranda, Alisson, Jean Pyerre e Pepê devem aparecer, mas ainda que sejam reservas, são nomes que podem fazer um grande estrago no estadual.

Marinho e Cícero, muito criticados pelo torcedor, treinam com o terceiro time do Grêmio e podem aparecer em alguma escalação. Algo que Renato também poderá fazer, será alguns testes para a temporada. Não há competição melhor para avaliar tática e trazer possíveis mudanças. Temos aqui um forte candidato ao título, atual detentor do Gauchão.

Nota: 9,00

Internacional

Assim como acontecerá com o Grêmio, o Internacional também se prepara para fazer um rodízio no Campeonato Gaúcho 2019. Odair Hellmann inclusive, esboçou a equipe que deve iniciar a competição, com as novas contratações da temporada, com Sóbis, Rodrigo Lindoso e Guilherme Parede. A provável escalação que inicia o Gauchão terá: Daniel; Richard, Klaus, Emerson Santos e Uendel; Rodrigo Lindoso e Camilo; Guilherme Parede, Rafael Sobis e Wellington Silva; Jonatan Alvez. Em um segundo momento, Hellmann poderá optar por sua base de 2018, contando com a seguinte escalação: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado e Edenilson; Nico Lopez, D'Alessandro e Patrick; William Pottker. O Internacional, depois de uma hegemonia de títulos, quebrada por Novo Hamburgo e Grêmio, busca novamente levantar a taça da competição estadual.

Nota: 9,00

Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul

O Caxias fez uma grande campanha na primeira fase do Gauchão de 2018, ficando atrás apenas do Brasil de Pelotas. Foi o único clube que sofreu apenas uma derrota para o Grêmio na primeira fase da competição. Depois acabou sendo eliminado pelo Avenida, já nas quartas de final pelo placar agregado de 3 a 3 e critério de gol qualificado fora de casa.

Na Série D, o Caxias chegou longe, mas foi eliminado pelo Treze, da Paraíba, nas quartas de final. Com novo treinador para 2019, o Grená se preparou em 5 amistosos e venceu todos; além disso, conta com boa parte do seu elenco de 2018, o que pode ser crucial ao entrosamento do time. Destaque para a contratação do goleiro Lee, que estava atuando em países como Portugal e Irã nos últimos quatro anos e chega para defender o Caxias debaixo das traves. O Caxias é mais um clube que pode chegar longe na competição estadual.

Nota: 6,00

Veranópolis Esporte Clube

O time do Veranópolis fez boa campanha na primeira fase do estadual do ano passado, sendo eliminado nas penalidades pelo São José nas quartas de final. É um clube que costuma ser coadjuvante em suas atuações no Gauchão, não chegando às decisões, mas vale ficar atento às suas partidas em casa, onde costuma ter bom aproveitamento. Vale ficar de olho nas primeiras atuações do Veranópolis para a temporada, visto que realizou mais de 10 novas contratações para 2019.

Nota: 4,00

 


Onde Apostar?

Confira nossa lista com as
melhores casas de apostas:

Betfair

Bônus R$ 200

9.4 (nossa avaliação)

Pegar Bônus Review Betfair
Bet365

R$ 200 bônus

9.4 (nossa avaliação)

Pegar Bônus Review Bet365
Dafabet

R$ 600 bônus

9.2 (nossa avaliação)

Pegar Bônus Review Dafabet
Betway

R$ 100 bônus

9 (nossa avaliação)

Pegar Bônus Review Betway
Sportsbet.io

Odds Turbinadas

9.1 (nossa avaliação)

Turbinar Review Sportsbet.io
Vbet

R$ 500 Bônus

9 (nossa avaliação)

pegar meu bônus Review Vbet
Dezão

Quer receber nossos palpites
direto no seu celular ou e-mail?

Receber dicas no Telegram Receber dicas no meu e-mail Baixe nosso Ebook Grátis

Outras Notícias